Se você está infeliz na vida, é improvável encontrar satisfação no trabalho, dizem os pesquisadores que analisaram os resultados de 223 estudos realizados entre 1967 e 2008.
Todos os estudos examinaram uma combinação de satisfação no trabalho e satisfação com a vida, que é também conhecido como bem-estar subjetivo.
"Nós usamos os estudos que avaliaram estes fatores em dois momentos para que possamos compreender melhor as relações causais entre a satisfação no trabalho e satisfação de vida". Nathan Bowling, um professor adjunto na Wright University, em Dayton, Ohio, disse em uma notícia dada pela Sociedade Britânica de Psicologia. "Se as pessoas estão satisfeitas no trabalho, isso significa que eles ficarão mais satisfeitos e mais felizes na vida em geral? Ou é o efeito causal o contrário? "
Bowling e seus colegas descobriram que a ligação causal entre bem-estar subjetivo e níveis subseqüentes de satisfação no trabalho era mais forte que a ligação entre a satisfação no trabalho e os níveis subsequentes de bem-estar subjetivo.
"Estes resultados sugerem que se as pessoas são, ou estão predispostos a serem, felizes e satisfeitos na vida em geral, em seguida, eles serão susceptíveis de ser feliz e satisfeito no seu trabalho", disse Bowling. "No entanto, o outro lado desta constatação pode ser que essas pessoas que estão insatisfeitos em geral, e que buscam a felicidade através do seu trabalho, não podem encontrar satisfação no trabalho. Nem eles poderiam aumentar seus níveis de felicidade geral, prosseguindo-lo. "
Os resultados do estudo foram publicados online 29 de março no Journal of Occupational and Organizational Psychology.
Postado por Dani Souto. Contato: danisouto@gmail.com