Para se livrar das terríveis celulites e estrias

Por que as mulheres temem tanto as celulites e estrias? A resposta é simples. As duas indesejáveis surgem com freqüência nas áreas mais expostas do corpo da mulher. Por isso, são um terror para quem vai usar roupas curtas.. O bom mesmo é evitar que elas apareçam. Mas se já se instalaram e a preocupação é como valorizar aquele biquíni nas férias, existe tratamento para as duas, mas nada que ofereça o desaparecimento por completo.

Estima-se que 90% das mulheres apresentam celulite, sejam elas, magras, gordinhas, malhadas ou sedentárias. A professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Genúcia Cunha Matos, diz que ainda não se tem um bom conhecimento da causa da celulite. Segundo ela, o problema pode surgir na primeira infância e se perpetuar pela adolescência e idade adulta. "O desconforto maior é do ponto de vista estético." Por isso, a médica recomenda em primeiro lugar uma dieta saudável, com baixa ingestão de massas e doces, além da prática de exercício físico regularmente.

O médico Alexandre Loureiro Faria, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME-regional Ceará), observa que a lipodistrofia ginóide, conhecida popularmente como celulite, é multifatorial e que para obter bons resultado ao tratamento é preciso mudar os hábitos de vida. Com exceção do peeling, as demais técnicas podem ser feitas antes de se expor ao sol.

Furos
Discreta no começo, se não for tratada adequadamente e mudado o estilo de vida, a celulite pode evoluir e chegar a "furos" maiores e nódulos de fibrose palpável. O problema surge a partir de uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo que ocorre de forma não inflamatória, seguido de um processo de fibrose tecidual, causando diminuição da circulação venosa e linfática.

Mesmo com o tratamento, desaparecer totalmente é difícil. Segundo Alexandre, o sucesso do tratamento, que pode ser à base de cosméticos e de procedimentos médicos, vai depender do grau de comprometimento da pele. "Seja qual for o procedimento para celulite e estrias é importante escolher um profissional habilitado." Quanto mais cedo cuidar, melhor.

A professora do Curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Cristina Santiago, alerta que a drenagem linfática, utilizada também para combater a celulite, só deve ser feita por profissional habilitado, pois se o procedimento for realizado de maneira inadequada pode causar microvarizes na região trabalhada. Além disso, é contra-indicada para quem tem câncer, processos infecciosos, trombose venosa profunda.

Uma já é péssima. Agora imagine ter de conviver com a celulite e a estria? É mais do que comum ter as duas queixas. No caso da estria, Alexandre Faria explica que surge por causa de um estiramento muito rápido da pele, ou seja, uma conseqüência do rompimento da fibra de colágeno. Por isso, aparecem aquelas linhas brancas, muito comum durante a gravidez. As estrias surgem com mais freqüência nos seios, região glútea, abdome.