A mulher moderna tem educação superior, trabalha e tem renda própria, mas a maioria ainda diz que não se sente financeiramente segura e que não sabe o suficiente para administrar suas finanças e investir.
Em 2006, a empresa americana de serviços financeiros Allianz, juntamente com a Age Wave e Harris Interactive realizaram o estudo The Allianz Women, Money and Power com 3.183 pessoas, mulheres e homens. Não é uma pesquisa recente, mas o assunto é bem atual e podemos aprender bastante com ela.
Elas querem menos preocupação, menos risco, mais segurança e previsibilidade, mais simplicidade e mais facilidade para acessar informação financeira compreensível.
Quase dois-terços das entrevistadas dizem que a melhor coisa sobre ter dinheiro é sentir segurança e não as coisas que o dinheiro pode comprar. Para as mulheres, a falta de conhecimento é o maior obstáculo que as impedem de um maior envolvimento com o dinheiro e os investimentos - quatro vezes mais do que a falta de tempo. Elas querem menos preocupação, menos risco, mais segurança e previsibilidade, mais simplicidade e mais facilidade para acessar informação financeira compreensível.
A criatividade ou colorido dessa pesquisa está nas personalidades representadas por personagens da nossa infância, cujas características refletem as nossas atitudes em relação a dinheiro e investimentos.
Cinderelas: 8% das mulheres esperam que o Príncipe Encantado faça tudo por elas e dizem não ter o conhecimento necessário para tomar boas decisões de investimentos
Alices no País das Maravilhas: 17% das mulheres são confusas por tantas alternativas de investimentos e evitam a responsabilidade financeira.
Mulheres Maravilhas: 18% sentem-se capazes de administrar o que vier ao seu caminho, sentem-se poderosas, conhecedoras sobre dinheiro e investimentos e muitas já estão sendo assessoradas por profissionais de investimentos.
Belas: 23% gostam de dividir suas responsabilidades igualmente com seus companheiros, são comunicativas e felizes com seus casamentos onde existe a preocupação com as finanças e investimentos da família.
Cachinhos Dourados: 35% fazem muita pesquisa antes de tomar qualquer decisão sobre investimentos, são autoconfiantes, analíticas, e dizem ter os conhecimentos necessários administrar seu dinheiro.
E você, com qual delas se identifica?
Por Sandra Blanco