Vamos examinar alguns desses efeitos e possíveis ações que podem ser tomadas. Alguns dos conselhos valem para todas, por isso nem sempre foram repetidos. Já outros são mais específicos, conforme a atividade da mulher.
O que a mulher empresária deve fazer
1) Você tem que lidar com o medo que as pessoas já estão sentindo de uma possível falta de liquidez. A possibilidade de que falte dinheiro modifica o comportamento das pessoas, fazendo com que elas se tornem mais cautelosas. É certo que em momentos assim as pessoas compram menos, especialmente no tocante a supérfluos.
2) Você já pode contar com um aperto no crédito, como vimos nos artigos anteriores - clique aqui <dinheiro_artigos.htm>. Crédito para quem quer comprar e, principalmente, crédito para quem quer vender. O próprio ministro Guido Mantega afirmou isso dizendo: "Já está ocorrendo um aumento da restrição de liquidez para firmas brasileiras". Portanto, pode faltar dinheiro para quem compra de você e pode faltar dinheiro para você dar prosseguimento aos seus planos de negócios.
3) Caso você necessite de capital, especialmente de giro que é o mais utilizado pelos empresários, pode ser que você tenha dificuldade em contratar ou tenha que pagar juros maiores. Pagando mais, terá que aumentar seus preços, o que dificultará as vendas ainda mais, alimentando um circulo vicioso de onde dificilmente sairá. Se precisar de crédito, pesquise muito.
4) Reveja seus livros contábeis cuidadosamente e veja onde pode reduzir despesas.
5) Dependendo do seu negócio, é possível que você tenha que lidar com fornecedores. Essa é a ponta onde já se verifica aumento de preços (especialmente se houver insumos ou partes importadas). Com o aumento significativo do valor do dólar, os fornecedores já estão repassando os preços. Resta a você negociar o tanto quanto possível, inclusive prazos.
6) É possível que você tenha que demitir funcionários. Isso ainda não é certo, mas é bom que você comece a se preparar financeira e emocionalmente para tal eventualidade.
7) Não se desespere. Não há clareza sobre o que vem pela frente, embora saibamos que os caminhos estão mais espinhosos. Todo empresário sabe que crises são possíveis.
8) A vantagem, hoje, é que há tempo para rever planos de negócios, especialmente planos de expansão. Por exemplo, nem o Brasil nem o mundo vão crescer no ano de 2009 no ritmo que era anteriormente esperado. Se os macroeconomistas já refizeram seus números para o crescimento do Brasil, você deve fazer o mesmo com a sua nanoeconomia. Até onde você pode crescer? Qual era a sua expectativa? Qual deve ser a nova? Qual são os limites possíveis- de crescimento mínimo e máximo - para não se dar mal. Refaça suas estratégias.
9) Reveja cuidadosamente a sua lista de prioridades. Altere-as adaptando-as aos novos tempos. Afinal, quando você fez essa lista o céu estava de brigadeiro. Hoje, estamos no meio de um tsunami. Aliás, possivelmente vários tsunamis. Esqueça a história das marolas, da ilha de tranqüilidade e de blindagem.
10) Não misture sua vida pessoal com a profissional. Não leve para dentro da sua casa o estresse que você venha a sentir dentro da sua empresa, seja ela do tamanho que for.